O que é o arrebatamento da igreja e como será [ Estudo Profundo ]

INTRODUÇÃO

Nesse post vamos ver um dos eventos mais esperado em todos os tempo, o ARREBATAMENTO DA IGREJA, é muito importante que saibamos como acontecerá esse acontecimento.
O Arrebatamento da igreja trara vários benefícios para os salvos, entre eles:

  • Estaremos sempre com Senhor – 1 Ts 4.17-18
  • Reinaremos com Cristo – 2 Tm 2:12
  • Teremos nossos corpos transformados – 1 Co 15:51

Esses são apenas alguns tópicos que iremos conversar hoje.

SEGUNDA VINDA DE JESUS E ARREBATAMENTO DA IGREJA

Muitos confundem a segunda vinda de Jesus com arrebatamento da igreja, tem uma diferença bem grande entre os eventos, daqui pouco vamos tratar de entender essa diferença, vamos tomar como base o seguinte: Jesus voltara para nos arrebatar e não tocara a o chão – I Ts 4:17, certo ?  – Sendo assim, o arrebatamento não sera a segunda vinda de Jesus na terra, pois Ele estará no céu e não na terra, com isso eu quero dizer que ele não vira (sendo assim, o arrebatamento não sera a segunda vinda de Jesus). Se tomarmos como base que ele não tocará o chão, então não podemos falar que a segunda vinda dele é o arrebatamento.

A segunda vinda de Jesus acontecerá depois da grande tribulação e o arrebatamento acontecerá antes da grande tribulação.

Espero que vocês tenham entendido a DIFERENÇA ENTRE ARREBATAMENTO E A SEGUNDA VINDA DE JESUS, mas, por via das duvidas, vou dar alguns exemplos, segue:

1 –  No Arrebatamento, os salvos em Jesus irão se encontrar com o Senhor nos ares (1 Tessalonicenses 4:17). Na Segunda Vinda, os salvos em Jesus vão retornar com o Senhor à terra (Apocalipse 19:14).

2 – O arrebatamento ocorre antes da Tribulação (Apocalipse 3:10; 1 Tessalonicenses 5:9). A Segunda Vinda acontecerá depois do grande e horrível período da Tribulação (Apocalipse cap 6-19)

3 – O Arrebatamento é a retirada dos salvos em Jesus da terra como um ato de libertação (1 Tessalonicenses 4:13-17; 5:9). A Segunda Vinda inclui a remoção dos incrédulos como um ato de julgamento (Mateus 24:40-41).

4 – O Arrebatamento vai ser instantâneo e “secreto”  (1 Coríntios 15:50-54). A Segunda Vinda vai ser visível a todos (Apocalipse 1:7; Mateus 24:29-30).

Espero que você tenha entendido a DIFERENÇA ENTRE ARREBATAMENTO E A SEGUNDA VINDA DE JESUS, são 2 eventos diferentes, se eles fossem o mesmo eventos, aconteceria:

  • Os salvos em Jesus teriam que passar pela Tribulação – 1 Tessalonicenses 5:9; Apocalipse 3:10
  • O retorno de Jesus não seria iminente, há várias coisas que precisam acontecer antes da segunda Vinda Dele – Mateus 24:4-30.

ENCONTRAR JESUS NOS ARES

Vamos nos encontrar com Senhor nos ares (1 Ts 4.17), mas, antes que nos encontremos com Ele nos ares, acontecerá algumas coisas, como:

1 – Aqueles que já dormem (morreram em Cristo) e foram fiéis a Deus durante sua vida, esses serão ressuscitados primeiro e já terão seus corpos transformados – 1 Ts 4.16.
Vale lembrar que essa ressurreição não é a mesma descrita em Ap 20:4, essa ressurreição de Ap é quando Jesus voltar a terra para julgar os ímpios e prender a Satanás (Ap 19 11- 20.3). A ressurreição de Ap 20:4 tem a ver com os mártires da tribulação e possivelmente com os santos. (Tema de outro post).

2 – Ao mesmo tempo que ocorre a ressurreição dos mortos em Cristo, os crentes vivos serão transformados, seus corpos se revestirão da imortalidade  1 Co 15:51,53  e isso acontecerá num instante – ‘num abrir e fechar de olhos‘ – 1 Co 15:52.

Agora que os santos (crentes)  vivos e mortos já tiveram seus corpos transformados, vamos encontrar com Ele nos ares  – 1 Ts 4:17.

JÁ FOMOS ARREBATADOS, MAS E AGORA?

Muitas perguntas surgem sobre esse assunto, depois que formos arrebatados, o que acontecerá ? Vamos ficar em qual lugar ? Vamos reconhecer as pessoas ? – Essas são apenas algumas perguntas que sempre me fazem sobre o assunto, vou tentar esclarecer algumas delas

  • Vamos ficar em qual lugar – No céu, Jo 14.2,3
  • Vamos reconhecer as pessoas  – Sim, 1 Co 13.12 –  Em Mateus 17, Moisés (que havia morrido) e Elias (que foi arrebatado) aparecem e continuam sendo Moisés e Elias, reconhecidos inclusive pelos discípulos. Assim também, os discípulos reconhecem o Senhor depois de haver ressuscitado. Quando a pequena criança de Davi morreu, ele declarou: “Eu irei para ela, porém ela não voltará para mim” (2 Samuel 12:23). Davi disse que iria até seu filho, pra ele ir até o filho, ele precisaria reconhecer ele, certo ? Ninguém vai até alguém que não conhece, a palavra ‘ir’ no original esta dizendo no sentido de ‘ir até‘ – para você ir até alguém, é necessário que você saiba onde esta indo.Em Lucas 16, o rico, Abraão e Lazaro se reconheceram.

Essa são algumas duvidas que muitos tem, não entramos a fundo sobre isso, pois, não é o tema da aula, nas aulas futuras vamos falar mais sobre isso.

QUEM SERÁ ARREBATADO

Todos aqueles que creem em Jesus como salvador e vivem segundo seus mandamentos.

  • Aquele que crê em Jesus Cristo – Jo 3:16
  • Aquele que guarda Jesus em seu coração – Mt 24: 4-14

O ARREBATAMENTO E A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS

Esse é muito importante, peço que preste bem atenção na leitura agora… 😉

1 – A Ignorância Acerca dos mortos (1 Ts 4.13)

Quando a Bíblia fala em “dormir” ou “sono” referindo-se as pessoas que morreram, porem, existem duas situações: Algumas passagens tratam os salvos que faleceram como estando “dormindo”, enquanto para os incrédulos geralmente a expressão usada é que morreram.

Ao morrer, o espírito do homem retorna a Deus (Eclesiastes 12:7). Paulo disse que, quando ele morresse, estaria presente com o Senhor (2 Coríntios 5:6-8; Filipenses 1:21-23). Mesmo acontece com os espíritos dos homens ímpios, eles permanecem conscientes, sofrendo tormento (Lucas 16:19-31).

A ideia básica na palavra “morte” é separação.
Existem várias MORTES, vou destacar 2 delas:

  • A morte material – significa separação do corpo e do espírito.
  • A morte espiritual – significa a separação do homem e de Deus.

Quando eu morro, eu não deixo de existir, mas de fato, minha alma e meu corpo são separados.

Vamos ler agora alguns versículos sobre a morte:

  • Os Mortos não louvam ao Senhor – Salmos 115.17
  • Quando o espirito sai do corpo, o corpo volta para terra – Salmos 146.4
  • Ninguém vive ao poder da sepultura – Salmos 89.48

2 – A primeira e a segunda ressurreição

Kit Hebraico e GregoUma duvida muito frequente é cerca da primeira e a segunda ressurreição, vou tentar esclarecer essa duvida agora.

Primeira ressurreição

Em Daniel 12:2 a gente consegue entender que existem 2 povos e ambos serão ressuscitados, porem, o destino deles serão diferentes, um vai para vida eterna e o outro vai para a vergonha e horror eterno. Todos irão ressuscitar, porem, nem todos vão para a vida eterna.

A primeira ressurreição segue o mesmo principio da Colheita, é divido em pelo menos três partes:
Primeira fase (As Primícias) – Ressurreição de Cristo e de muitos santos do antigo testamento, chamados de ‘primícias dos mortos‘ – 1 Co 15:20; Mt 27.52,53. Jesus e aqueles santos ressurretos são o primeiro molho de trigo colhido – Lv 23.10-12; I co 15.23.
Jesus foi o grão de trigo que caiu na terra, morreu e produziu muitos frutos (Jo 12.24).

Segunda Fase (A grande Colheita)  – refere-se a ressurreição dos mortos que acontecerá no período do arrebatamento, você se lembra que os que morreram em Cristo serão ressuscitados, então, essa e a segunda fase da ressurreição – 1 Co 15.51,52; 1 Ts 4.14-17

Terceira fase (Os rabiscos da Colheita) – A terceira fase da primeira ressurreição refere se aqueles mortos no período da Grande Tribulação, eles serão chamados de ‘mártires da grande tribulação’ – Ap 6.9-11; 7.9-17; 14.1-5; 20.4,5.

A segunda ressurreição – Tempo
Durante a primeira ressurreição, somente os salvos serão ressuscitados, já os ímpios só serão ressuscitados na segunda ressurreição. A segunda ressurreição acontecerá no fim de todas as coisas, após o período do Milênio na terra, quando haverá o Juízo Final diante do Grande Trono Branco. – Hb 4.13: Ap 20:5-7.

3 – A transformação dos crentes que estiverem vivos quando Jesus voltar

A transformação do nosso corpo para um igual ao de Cristo acontecerá, vamos entender isso.
O apostolo Paulo fala sobre esse assunto apenas 2 vezes:

  • Jesus transformará nosso corpo de humilhação para um corpo como o dele, isto é, de glória – Filipenses 3:21
  • Seremos transformados num abrir e fechar de olhos, pois, nosso corpo e corruptível, e para morar no céu precisaremos de um corpo incorruptível – I Co 15:51-54

Nossa natureza pecaminosa será extinta, os defeitos físicos irão se desaparecer, todas feridas serão curadas, não teremos deformidade e nossa aparência será perfeita.
Tudo isso já tinha sido profetizado por Isaías – Is 35:4-6

ANTES DO ARREBATAMENTO E DEPOIS DELE

Antes do arrebatamento precisamos tomar certos cuidados.

1 – Antes, é preciso vigilância

Devemos estar sempre vigilantes, tanto no falar como no andar, veja algumas situações que devemos vigiar:

  • Guardar nosso coração – Pv 4.23
  • Guardar o que é dito – Pv 13.3, Tg 3.2
  • Guarde seus olhos – Pv 4.25,26
  • Guardar o que é feito – Sl 119.105

2 – Depois, viveremos felizes para sempre

Depois de tudo isso, acontecerá o evento mais desejado entre as nações, a volta do nosso Senhor onde a felicidade reinara durante a eternidade.
Consolais uns aos outros com essas palavras. 😉

Irmãos, espero que vocês tenham entendido e qualquer duvida, estou a disposição.

Post – O que é o arrebatamento da igreja e como será [ Estudo Profundo ]
Tags – O que é o arrebatamento, quem será arrebatado, como será o arrebatamento, quem vai ser arrebatado, arrebatamento estudo

MATERIAIS PARA SEU CRESCIMENTO

Comentários

Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *