Como será os Novos Céus e Nova Terra? A terra será destruída?

INTRODUÇÃO

Novos Céus e Novas Terra é um tema muito polêmico, muitos interpretam esse acontecimento de maneira errônea, neste post vamos entender melhor como se dará esse evento. Vamos nos prender um pouco à apostila, pois, está bem detalhada sobre o tema, incluiremos outras referencias.

Devido ao pecado de Adão e de Eva, toda criação foi afetada com pecado, como consequência da Queda a terra recebeu uma sentença de juízo – Gn 3.17.
A natureza aguarda sua restauração que se dará nos fins dos tempos – 2 Pe 3.13, a aula de hoje vai tratar exatamente disso, dessa redenção de Jesus com a terra – essa completa restauração.

Nesse post vamos tratar de assuntos como:

  • A Nova Jerusalém
  • A Nova Terra
  • O Novo Céus
  • A Nova Terra
  • Jerusalém suspensa no ar

Esses são apenas alguns assuntos que vamos explorar.

TODAS AS COISAS SERÃO RENOVADAS

Vamos dividir esse tópico em dois:

  1. Deus criou os céus
  2. A renovação divina dos céus

1 – Deus criou os céus

Sempre que se fala de céu causa uma polemica, pois, existem várias interpretações sobre o assunto, há muitas crenças e objetivos para o céu, como por exemplo:

  • Para os Cristãos o céu é o “destino final dos abençoados que morrem no Senhor…”;
  • Para os Judeus, é um lugar de tranquilidade, onde estaremos mais próximo de Deus, embora a Torá (os cinco primeiro livros da bíblia) fale muito pouco sobre isso;
  • Para os Hinduístas e budistas o céu é um lugar onde existe vários níveis espirituais, onde os ‘mortos’ ficam enquanto aguardam para nascer de novo na terra ou até eles atingirem um o ‘nirvana’, que é um estado superior no céu.

Como podemos ver, cada religião ou grupo tem sua interpretação sobre o assunto – Céu,  hoje vamos conhecer melhor a interpretação bíblica sobre o assunto.

Mas, o que a bíblia diz sobre os céus ?

Só no novo testamento a palavra céu foi mencionado 276 vezes, a palavra de Deus nos ensina que existem 3 céus.

  • Gn 1:20 Mostra que Deus criou aves que “voariam por cima da terra, pela vastidão dos céus”. Nesse caso, a palavra “céus” se refere à atmosfera da Terra, o céu visível.
  • Is 13:10 menciona “as estrelas dos céus e suas constelações”, isso refere-se ao que chamamos de espaço interestelar.
  • A Palavra de Deus fala da “morada [de Deus], os céus” e diz que existem “anjos . . . no céu“. (1 Reis 8:30; Mateus 18:10). As palavras “céu” e “céus” não é uma figura de linguagem, elas descrevem o lugar onde Deus mora.O Apóstolo Paulo “foi arrebatado até ao terceiro céu”, mas foi proibido de revelar o que lá presenciou (2 Coríntios 12:1-9).

Como podemos perceber, existem pelo menos três céus na bíblia, claro, alguns teólogos defendem que existem pelo menos 7 céus, numa outra oportunidade falaremos de cada um deles.

2 – A renovação divina dos céus

Vou transcrever partes da revista e acrescentar outras.

Deus rá restaurar todo o universo, retirando os efeitos da Queda, como pecado, ações do Diabo e seus anjos. A Terra passará por um processo de transformação e estará livre dos efeitos da ação maligna e do homem – Is 34.4; Ap 21.4. Na renovação divina, toda a Terra será transformada 2 Pe 3.7.

O Novo Céu

O céu na eternidade será diferente daquele onde Deus agora habita. Na consumação de todas as coisas, Deus renovará os céus e a terra, fundindo seu céu a um novo universo e formando uma habitação perfeita que será o nosso lar eterno. Em outras palavras, o céu irá expandir-se e englobar todo o universo da criação.

Tudo será transformado em um lugar perfeito e magnifico, adequado à gloria do céu. O apóstolo Pedro descreveu isto como a esperança de todos os remidos – 2 Pe 3.13. Naturalmente, uma reforma cósmica radical sempre esteve nos planos de Deus. Esta foi também a graciosa promessa que, por meio dos profetas do AT, Deus deu a seu povo – Is 65.17-19.

Deus declara que transformará de tal forma o céu e a terra que hoje conhecemos, que corresponderá a uma nova criação. Observe que, em um novo universo, a Nova Jerusalém será o foco de toda as coisas. Os novos céus e a nova terra serão tão perfeita que deixarão os antigos insignificantes.

2 – NOVOS CÉUS E NOVA TERRA

Vamos dividir esse tópico em dois:

  1. Em Cristo, céus e terra serão congregados
  2. Novos céus e nova terra

1 – Em Cristo, céus e terra serão congregados

Vou transcrever o conteúdo da revista.

O apóstolo Pedro afirma que aguardamos novos céus e nova terra2 Pedro 3.13. O texto da epístola de Pedro nos mostra que o propósito de Deus e uma nova criação Is 66.22. Os céus e a terra serão purificados e restaurados pelo fogo.

2 – Novos céus e nova terra

Nos novos céu e terra nada nos trará medo e também nos separará um dos outros. A única água descrita será ‘o rio puro da água da vida…‘ – Ap 22.1. Este rio claro como cristal desce pela rua principal do Céu – Ap 22.2.

Ap 21.3-7 traz uma descrição das características mais marcantes do novo céu e da nova terra. As escrituras aqui prometem que o céu será um Reino de perfeita bem-aventurança. Lá não terá lugar para lagrimas, tristeza, dor e pranto. Lá também não terá pecado.

No céu, a morte estará completamente aniquilada – 1 Co 15.26. Ali não terá doença, problemas, fome e tragédias. Terá apenas alegria e bençãos eternas.

Mas, e a eternidade ? – Passaremos na nessa nova terra ou no céu ?
Acreditem, na nova terra, isso é conversa de um próximo post, não irei aprofundar nisso, mas, com base bíblica é aqui na terra.

Mas, e essa terra, será destruída ?  – Outra pergunta muito comum, tem duas linhas de pensamento sobre isso, a primeira defende que a terra será destruída, e a outra, afirma que a terra não será destruída, Jesus irá renovar essa terra, fazendo ela uma nova terra. A cpad afirma que essa terra será renovada, fazendo-se nova, isto também e tema de outro post, vamos ficar com que a cpad diz.

3 – NOVA JERUSALÉM

Esse tópico inteiro, irei só transcrever que esta na revista, esta bem detalhado a lição, vamos dividir esse tópico em cinco:

  1. Foi preparado no céu
  2. Os muro e as doze portas
  3. Os doze fundamentos da cidade
  4. Ali não haverá mais tristeza
  5. Não haverá ecado nem dores

1 – Foi preparado no céu

Será um lugar santo de comunhão e relacionamento com DeusAp 21.3. Ali encontraremos uma linda praça, no meio da qual atravessa o “rio da vida“, com a “arvore da vida” em suas margens – Ap 22.2;21.6. Só os que têm o nome Escrito no Livro da Vida entrarão nessa linda cidade.

2 – Os muro e as doze portas

E tinha um grande e alto muro dom doze portas, e, nas portas, doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel…” – Ap 21.12,13. Cada porta é “uma pérola“; a praça é “de ouro puro, como vidro transparente…” – Ap 21.21; o muro é de jaspe, “a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro…” – Ap 21.18,21. Os nomes nas portas representam a fidelidade de Deus para com Abraão, Isaque e Jacó – cf Rm 9.27; 11.29. Nela não haverá templo, pois o “seu templo é o Senhor, Deus todo poderoso, e o CordeiroAp 21.22.

3 – Os doze fundamentos da cidade

E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e, neles, os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro…” – Ap 21.14. Os nomes dos apóstolos nos fundamentos representam a igreja de Cristo como “coluna e firmeza da verdade…” – 1 Tm 3.15, através da “doutrina dos apóstolos…” – At 2.42, que representam a mensagem do evangelho de Cristo.

Seus fundamentos são gloriosos – Ap 21.19,20. A cidade tem formado cúbico – Ap 21.16,17.

4 – Ali não haverá mais tristeza

E Deus limpará de seus olhos toda lagrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem choro, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas…” – Ap 21.4; I Co 15.26. Um dos principais motivos para a tristeza é a morte. Na nova Jerusalém, a morte não mais existirá – Ap 20.14, 1 Co 15.26.

Ela descerá do céu – Ap 21.2 e servira de fonte permanente de luz para as nações – Ap 21.24,26. A Cidade não necessita de sol nem de lua, para nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado e o Cordeiro é a sua lâmpada – Ap 21.23.

5 – Não haverá pecado nem pecadores

E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da Vida do Cordeiro…”  – Ap 21.17. Ali não haverá maldição contra ninguémAp 22.3, pois os corruptos já estarão no lago de fogo e só os salvos viverão na Santa Cidade. Todos os ímpios que não se arrependerem ficarão de fora – Ap 22.15; 1 Co 6.10 e todos os que praticam atos indignos aos olhos de Deus não terão acesso à Nova Jerusalém, pois seu lugar e destino é o inferno – Sl 9.17.

Conclusão

Após o período milenial a igreja será levado ao grande Trono Branco para assistir o grande Juízo Final, logo quando acabar esse Juízo, Deus irá estabelecer um novo céu e uma nova terra, onde só entrarão aqueles que estiverem com seu nome escrito no livro da vida.

Post – Como será os Novos Céus e Nova Terra? A terra será destruída?
Tags – Nova Jerusalém, novo céu, nova terra, escola bíblica dominical, a terra será destruída ou refeita, haverá pecado no novo céu e na nova terra, nova terra.

CURSO COMPLETO DE ESCATOLOGIA – SUA OPORTUNIDADE DE APRIMORAR SEUS CONHECIMENTOS

Curso completo de escatologia – material mais completo do mercado. Acesse o link abaixo e aprenda mais sobre escatologia.


MATERIAIS PARA SEU CRESCIMENTO

Comentários

Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *