Como será o milênio? O que vai acontecer durante esse período? [ Estudo completo ]

INTRODUÇÃO

Apos a grande Batalha do Armagedom que acontecerá apos o termino da Grande Tribulação, Jesus reinará sobre a terra durante mil anos, a lição de hoje vamos tratar desse assunto.

Muitas perguntas surgem sobre o que irá acontecer durante esse período milenar, como:

  • Vamos nos casar no milênio;
  • Vai ter pecado no milênio;
  • As pessoas vão morrer durante esse período;
  • Esse mil anos é literal ou figurado.

Essas são apenas algumas das grandes perguntas que fazem sobre esse assunto, nesse post pretendo responde-las.

1 – O REINO MILENIAL

Vamos dividir esse tópico em três:

  1. A restauração da Terra
  2. A Terra será governada por Jesus
  3. Jerusalém será a capital do mundo

1 – A restauração da Terra

O reinado milenial de Cristo é algo muito importante para Israel, é nesse período que Deus vai cumprir muitas das promessas que Ele fez para essa nação. Detalhe, muitas dessas promessas é independente do homem obedecer a Deus ou não.

São destacadas pelo menos 4 promessas que se cumprirão no milênio para Israel, não vou entrar a fundo em cada uma delas, mas, vou citar elas, segue:

1 – Aliança Abraâmica (Gn 12.1-3) – Neste pacto Deus promete fazer de Abraão uma grande nação e essa nação teria posse da terra, e através de Abraão todas as outras nações seriam abençoadas [isto irá acontecer no período milenial], essa mesma benção será entregue por intermédio de Jesus Cristo.

2 – Aliança Palestiniana (Dt 30.3-10) – Uma extensão da aliança Abraâmica, onde Deus mostra com mais detalhes sobre a terra que eles ocuparão. Moisés profetizou uma restauração de Israel que abrangeria o seu arrependimento e o seu retorno a Deus.
Vai acontecer algumas coisas com Israel naquele período – Milenial.

1 – Livramento do cativeiro – (vv. 3,4);
2 – Renovação Espiritual – (v. 6);
3 – Prosperidade e benção – (vv. 7-10).

Este assunto é muito amplo, numa outra oportunidade, conversaremos mais sobre isso.

3Aliança Davídica (2 Sm 7.4-17) – Nesta aliança, Deus prometeu que todos reis de Israel seria da linhagem de Davi, o trono sempre seria passado perpetuamente para família Davídica, descendentes da tribo de Judá e sendo que um destes rei, reinará sobre a nação como um todo (Jesus).

4Nova Aliança (Jeremias 31.27-40; Hebreus 8.7-13) – Essa nova aliança não é o ‘novo testamento‘, como muitos dizem, trata-se de uma aliança no milênio, Deus estabelece um novo coração para Israel, uma conversão genuína e autêntica. Este coração – conversão, vai ser estabelecido sobre o sacrifício de Cristo.

OBSERVE que o total cumprimento dessas promessas será feita no reino Milenial.

Este assunto é muito discutido, há várias interpretações sobre o milênio, existem pelo menos 3 linhas de pensamento sobre esse assunto, segue:

1 – Pré-Milenistas: Essa linha de pensamento entende que as interpretações das profecias sejam literal (sobre esse assunto), a Vinda de Jesus procederá o seu reinado de Mil anos em companhia de seus remidos.
Algumas características dessa linha de pensamento:

  • Acredita no cumprimento futurista literal de todas as profecias apocalípticas. Nenhuma profecia apocalíptica se refere à Igreja ou ao nosso tempo. Tudo se cumprirá após o arrebatamento;
  • Irá existir no futuro um reino literal de mil anos de Cristo aqui na terra. Cristo reinará pessoalmente na terra com seus santos. Jerusalém será a capital – Ap 19.19; 20.15.

Essa corrente de pensamento é a mais aceitável, lembrando que nós da Assembleia de Deus, acreditamos nela.

Para ilustrar melhor, segue a imagem ilustrativa dessa linha de pensamento

2 – Pós-Milenistas: Essa linha de pensamento acredita que já estamos vivendo o milênio, defendem que Jesus voltará apos o milênio.
Segue uma foto ilustrativa dessa linha de pensamento.

3 – Amilenistas: Essa linha de pensamento acredita que as profecias são simbólicas, segue algumas características dessa linha de pensamento:

  • Milênio é algo simbólico e não deve ser entendido como literal.
  • Acredita que quase todas as profecias apocalípticas já se cumpriram no passado, principalmente durante o Império Romano (interpretação preterista).

A queda rompeu a comunhão direta do homem com Deus. Não só a humanidade, mas, toda a natureza foi maculada pelo pecado e aguarda a redenção que se dará quando Cristo assumir o Reino MilenialRm 8.20-23.

Esta restauração da terra que estamos falando é no sentido de ‘paz, tranquilidade, mansidão‘, não no sentido físico da terra. Muitos pensam que durante o milênio Jesus restaurará terra – estrutura física, porem, é um erro interpretativo, após a guerra do Armagedom, a terra ficará um pouco danificada, porem, Jesus não restaurará essa terra – física, Ele irá reinar nela assim mesmo.

Daqui a pouquinho, vamos falar mais sobre o reinado milenial.

2 – A Terra será governada por Jesus

Esse tópico é muito claro – “E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia, um será o Senhor, e um será o seu nome ” – Zc 14.9. O governo de Cristo vai alcançar todas as nações. Todos os reinos deste mundo são efêmeros, mas, o reino de Cristo é eterno e vai abranger todos os países. Todos terão que se prostrar, reconhecendo o senhorio do Rei dos reis.
Estejamos preparados para este glorioso momento com o nosso Salvador.

Durante o período milenial, a terra será governada por Jesus. 😉

3 – Jerusalém será a capital do mundo

Jerusalém será a capital do reinado Salmo 48.1-3.
Durante o período milenial, Jerusalém será o centro politico e espiritual Is 2.1-3; 60.3.
Biblicamente, a palestina é o centro da terra – geograficamente, lá vai ser o centro de adoração de todos os povos.
As nações terão que reconhecer o valor de Jerusalém, sob pena de sofrerem sérias consequências, caso não reconheçam Jerusalém – Zc 14.16,17.

2 – O GOVERNO DE JESUS CRISTO

Vamos tratar de como será esse reinado agora, vamos dividir esse tópico em três:

  1. Jesus governará com os seus servos
  2. A Igreja reinará com Cristo (Ap 20.6, 5.10)
  3. A Nova Jerusalém

1 – Jesus governará com os seus servos

Vou transcrever o que esta na revista.
No Milênio, o governo de Cristo será teocrático, isto é, governado por Deus, vindo do céu, implantado sem a mão do homem, que é corruptível. Seu reino jamais “passará a outro povo“, será eterno – Dn 2.44,45; 7,27.

Tudo o que ainda restar de estruturas dos impérios, reinos e governos, será aniquilado e substituído pelo Reino de Cristo.
Jesus reinará com poder pleno sobre a Terra – I Tm 1.17.
As palavras do salmista, declaradas no Salmo 96, serão cumpridas na implantação do Reino Milenial de Cristo sobre a terra – Sl 96.7-13; Is 33.22.

2 – A Igreja reinará com Cristo (Ap 20.6; 1.6, 5.10)

Esse assunto é muito amplo, temos que fazer pelo menos duas perguntas para esse reinado – A igreja vai reinar com Cristo ? – Como será esse reinado ? – Vamos entender um pouco melhor isso agora.

Ap 3.21 – “Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono…” – Só senta no trono que vai reinar, o contexto é claro, ali esta falando da IGREJA – leia o versículo 22 – “Quem tem ouvidos ouça o que o Espirito diz às igrejas…”
Note – Igreja, não martíres.

Ap 5.10 – “E para o nosso Deus os fizeste reais e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra…
Ap 1.6 –  “E nos fez REIS E SACERDOTES para Deus…
Deus nos fez REIS E SACERDOTES para Deus. Esse versiculo e uma referencia a igreja, não aos martíres que reinarão com Cristo…

O Reino de Jesus será UNIVERSAL abrangendo o mundo inteiroEz 43.1-7; Mt 25.31; Zc 14.9; Sl 72.
O Reino será universal, tudo bem, mas, e Israel, onde entra em tudo isso ? Só a igreja reinará ?

A Igreja no Reino

A posição da igreja no período milenial é de Esposa ao lado do Esposo, a Esposa (igreja) será a Rainha ao lado do Rei (Jesus). A Igreja reinará com Jesus Cristo (Ap 19 e 20).
A igreja terá uma grande autoridade também, além de julgar o mundo, os salvos, que fazem parte da igreja de Cristo, hão de julgar os anjos1 Co 6.3.

Israel no Reino

Tendo Cristo como seu Messias e Cabeça, Israel se tornará a nação líder do mundo, não mais a ‘cauda’ – Dt 28.13-44; Is 60.10-15; Zc 8.20-23. Tem muitas teorias sobre isso, acredito que a igreja reinará a cima de israel ainda.

Vamos pensar assim, durante o período milenial, a igreja e Israel estará aqui também na terra, logo, precisará de uma organização. Vamos entender melhor agora essa hierarquia.

A Hierarquia do Reino

É muito sólido a ideia de hierarquia no reino milenial, Jesus Cristo será o REI, abaixo Dele estará a Igreja, depois o grande Rei da Davi (o homem segundo Coração de Deus) reinando sobre as outras nações, inclusive sobre Israel, ele estará sendo como regente, o príncipe. Depois os outros reinarão segundo suas autoridades.

Existem duas linhas de pensamento sobre o assunto, a primeira linha defende que o Davi que reinará e o Cristo Jesus, e a outra linha de pensamento é que é o Davi histórico mesmo que estará reinando com Jesus.

Muitos são contra a ideia de que o Davi histórico reinará literalmente no milênio. Eles alegam que este Davi é o Senhor Jesus.
Vou explicar a primeira linha de pensamento [que é a mais plausível], que é o Davi histórico que irá reinar junto com Jesus.
Provas de que Davi é o regente no milênio (Oséias 3.5; Ezequiel 37.24-25; 34.23-24; Isaías 55.3-4; Jeremias 30.9; 33.15-21).

Vou citar três versículos da Palavra de Deus que comprovam que é o Davi histórico, segundo rei de Israel.

1) Ezequiel 45.22 – O príncipe nesta passagem oferece a si mesmo oferta pelo pecado. Cristo não pode oferecer sacrifício por seu próprio pecado, pois Ele nunca cometeu pecado.
2) Ezequiel 46.2 – O príncipe está comprometido em atos de adoração. O Senhor Jesus Cristo recebe adoração no milênio, mas não está envolvido com atos de adoração, ou seja, Cristo não se envolve com adoração.
3) Ezequiel 46.16 – O príncipe tem filhos e divide sua herança com eles. Isso nunca poderia acontecer com Jesus Cristo.
Portanto, para aqueles que defendem que o príncipe citado em Ezequiel é o próprio Jesus Cristo, estas passagens se tornam um grande embaraço em suas doutrinas.

Por que devemos afirmar que realmente será o próprio Davi histórico que irá reinar?
Note também que nobres e governadores reinarão sob Davi (Jeremias 30.21; Isaías 32.1; Ezequiel 45.8-9; Mateus 19.28). Da mesma forma, muitas outras autoridades menores também reinarão (Lucas 19.12-27). E os juízes serão novamente levantados (Zacarias 3.7; Isaías 1.26).

3 – A Nova Jerusalém

Vou transcrever que esta na revista.

É a cidade celeste e eterna, que será destinada a todos os salvos em Jesus Cristo. Segundo as Escrituras sua beleza é impar, mas somente os crentes, lavados e redimidos pelo sangue do Cordeiro poderão desfrutar de tal preciosidade.

A Nova Jerusalém não é uma utopia, como afirma alguns teólogos. Ela é real e os crentes devem desejar alcançá-la. Neste mundo estamos sujeito à morte, à dor, às enfermidades e a muitos outros males, mas há uma cidade santa sendo preparada para nós. Ali não haverá choro nem dor e todos viverão eternamente com Cristo – Ap 21.1,2; 10-27.

3 – ASPECTOS RELEVANTES DO MILÊNIO

Vamos dividir esse tópico em cinco:

  1. Quem vai participar deste Reino
  2. Haverá um conhecimento universal de Deus
  3. Haverá paz na terra
  4. A natureza será transformada
  5. Haverá saúde e prosperidade para todos

1 – Quem vai participar deste Reino

Três classes de pessoas vão participar deste reinado:

  • Salvos em Cristo Jesus – Igreja;
  • Os “remanescentes” que Jesus salvou na batalha do Armagedom – Os Israelitas – Rm  9.27;
  • E os que escaparam da grande tribulação.

2 – Haverá um conhecimento universal de Deus

“[…] A terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar” – Is 11.9; 54.13.
Haverá um derramamento pleno do Espírito Santo – Is 32.15. Será um verdadeiro avivamento mundial – Mq 4.2; Mt 24.14.
Isto responde a grande pergunta – O Espirito Santo vai atuar durante o milênio ? – A resposta é SIM… 😉

3 – Haverá paz na Terra

Jesus é o “Príncipe da Paz” – Is 9.6, e durante o milênio o homem desfrutará da paz que só Jesus pode dar e que não depende das circunstâncias. As famílias viverão em completa união – Is 65.23, não haverá mais guerras ou ações terroristas, durante os mil anos de paz sobre a terra Is 2.4.
A justiça e verdade neste período serão plenas – Is 11.4,5, pois o Filho de Deus é quem julgará com justiça e retidão.

4 – A natureza será transformada

Animais selvagens vão perder sua ferocidade e poderão conviver harmonicamente com o ser humano – Is 11.6-8.
A maldição da terra por causa do pecado desaparecerá – Gn 3.17-18. Não haverá necessidade de agrotóxicos, pois a benção de Deus estará sobre a produção de alimentos.
Não haverá pestes, enchentes, terremotos, nem falta de alimentos na terra – Jr 31.12; Sl 67.5-6, pois terá uma produção agrícola jamais vista.

5 – Haverá saúde e prosperidade para todos

As condições ambientais serão altamente favoráveis à melhoria de quantidade de vida no planeta.
A longevidade surpreenderá a todos pelas excelentes condições de saúdo – Is 65.20-22. Além da saúde, as condições de moradia para todos serão as melhores jamais vistas.

BÔNUS

Características gerais do milênio

1) Um reino milenial material com duração de mil anos, tendo Jesus Cristo como Rei (Ap 20.5-6);
2) Satanás será preso (Apocalipse 20.1-3);
3) Jesus reinará com cetro de ferro (Salmo 2.8-9; Apocalipse 12.5; 19.15; Gênesis 49.10; Números 24.17);
4) Vida longa (Isaías 65.19-20);
5) Real, concreto e visível (Apocalipse 20);
6) Paz universal entre os povos e as nações (Isaías 9.6; Miquéias 4.3-4; Lucas 2.13-14);
7) A terra da Palestina será aumentada (Isaías 26.15);
8) A topografia (o solo) será alterada (Zacarias 14.4);
9) As chuvas cairão trazendo bênçãos (Isaías 41.18; Ezequiel 34.26; Joel 2.23);
10) As fontes e mananciais de águas serão abundantes (Ezequiel 47.1-11; Zacarias 14.8);
11) A terra produzirá abundantemente (Isaías 32.15; 35.1; Ezequiel 47.12; Amós 9.13);
12) Haverá paz e justiça em plenitude (Isaías 32.16-17);
13) Haverá paz até na criação de modo geral (Isaías 11.6-9; 65.25; Romanos 8.19-21);
14) O Evangelho será pregado em todo o mundo (Isaías 11.6-9; 14.1-2; 49.22-23; 60.14; Zacarias 8.20-23);
15) Ainda haverá pecado (Isaías 65.18-20; Lucas 19.11-27);
16) Novo Templo e sacrifícios memoriais (Isaías 56.6-7; Ezequiel 40.1 a 44.31);
17) Os salvos estarão em glória com Seu Salvador (Colossenses 3.4);
18) Trabalho. O período do milênio não será caracterizado por inatividade, mas haverá um sistema econômico perfeito, no qual as necessidades do homem serão abundantemente providas por seu trabalho nesse sistema. Haverá uma sociedade plenamente produtiva, suprindo as necessidades dos súditos do Rei (Isaías 62.8-9; 65.21-23; Jeremias 31.5; Ezequiel 48.18-19). A agricultura, bem como a manufatura proverá empregos.
19) Haverá um aumento da luz solar e lunar, isto será a causa do aumento da produtividade na terra (Isaías 4.5; 30.26; 60.19-20; Zacarias 2.5).
20) A língua será unificada, as barreiras linguísticas serão desfeitas (Sofonias 3.9).
21) Haverá uma transformação no corpo das pessoas que tem deformidades físicas (Isaías 29.17-19; 35.3-6; 61.1-2; Miquéias 4.6-7; Sofonias 3.19).
22) As águas do Mar morto ficarão saudáveis e peixes serão encontrados ali (Ezequiel 47.8).

Características do fim do milênio

1) Satanás será solto (Apocalipse 20.7);
2) Enganará multidões (Apocalipse 20.8);
3) Promoverá uma rebelião (Apocalipse 20.9);
4) Os rebeldes serão mortos queimados (Apocalipse 20.9);
5) Satanás será destruído com um assopro da boca de Cristo (2 Tessalonicenses 2.8);
6) Satanás será lançado no Lago de Fogo e Enxofre (Apocalipse 20.10);
7) O último inimigo – a morte – é derrotado (Apocalipse 20.14; 1Coríntios 14.26);
8) O Reino é entregue ao Pai (1 Coríntios 15.24-25,28; Apocalipse 22.1).

Quem vai ocupar o Reino Milenar

Já mencionamos isso, porem, vou passar um detalhe aqui, terá 2 grupos de pessoas ocupando a terra nesse período, os que tem o corpo glorificado e os que não tem, os que não tem o corpo glorificado são os que sobreviveram a grande tribulação.

E os que tiverem com os corpos glorificados, estes são os salvos em Jesus – a igreja – 1 Tessalonicenses 4:13-18, 1 Coríntios 15:21-23, 51-53.

E os que não tem corpo glorificado, pode ser dividido em dois grupos, os judeus e os gentios (os que não são judeus).

Vai ter casamento no milênio

Sim, porem, não do povo da igreja, a igreja não vai se casar, pois, estaremos com os corpos glorificados.
Quem irá casar nesse período é o povo de Israel e também os ‘gentios‘, isto é, os que sobreviveram a grande tribulação, esses dois grupos de pessoas são chamadas de ‘naturais‘, a bíblia afirma que terá crianças na praça de Jerusalém brincando – Zc 8.4.

Haverá morte no milênio

Sim, pois o último inimigo ser derrotado é a morte, ela estará atuando na terra ainda durante esse período, porem, não matará os que estiverem com os corpos glorificados, apenas os que não estiverem – Israel e Gentios.
A morte será exceção e não regra e terá um caráter punitivo pela desobediência e rebeldia (Is 66.20).
Para melhor entender esse assunto, acesse este vídeo.

Irmãos, espero que tenham entendido, e qualquer duvida nos envie seu comentário.

Lembrando, esse assunto é muito amplo, tem várias teorias sobre esse assunto, apresentei apenas um ponto de interpretação bíblica sobre o assunto, existem várias e várias interpretações sobre o assunto, num post futuro pretendo escrever sobre essas linhas de pensamento sobre o assunto – Só que eu conheço deve ter umas 10 interpretações sobre esse assunto..rsrs, futuramente vamos falar sobre essas interpretações.

Post – Milênio – Um Tempo Glorioso Para a Terra.
Tags – como será o milênio, vai ter casamento no milênio, vai ter morte no milênio, quem vai reinar no milênio, a igreja reinará no milênio

Em geral não coloco a fonte de pesquisa, mas, dessa vez vou por, pois, o assunto é bem amplo, segue:

Bíblia Anotada – Charles Caldwell Ryrie – Editora Mundo Cristão
Bíblia Scofield – C. I. Scofield – Imprensa Batista Regular do Brasil
Exposição das Grandes Doutrinas da Bíblia – William Evans – Editora Batista Regular
Manual de Escatologia – J. Dwight Pentecost – Editora Vida.
Todas as Profecias da Bíblia – John F. Walvoord – Editora Vida
Um Estudo Sistemático de Doutrina Bíblica – Thomas Paul Simmons – Challenge Press
Pr. Cleverson de Abreu Faria

VOCÊ GOSTARIA DE APRENDER TUDO SOBRE ESCATOLOGIA?

Aprenda TODO segredo QUE NUNCA TE CONTARAM sobre ESCATOLOGIA. A VERDADEIRA interpretação dos textos bíblicos.


MATERIAIS PARA SEU CRESCIMENTO

Comentários

Comentários

2 comments

  1. Derivaldo Andrade disse:

    Graça e Paz. Glória a Deus pelo excelente estudo! Pergunto: Se a Igreja estará casada com Cristo, casamento este que se dará antes do Reino Milenar, os que forem salvos na grande tribulação e no Milênio poderão, ainda, participar da Igreja como Esposa do Cordeiro, se o casamento já foi consumado? Grato pelo esclarecimento.

    Em Cristo,
    Derivaldo Andrade

    1. Opa, com certeza poderão participar e fazer parte. A consumação é só no fim dos séculos – na Eternidade, tem muito chão pela frente ainda.

      Que Deus te abençoe!!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *