Como era o Jardim do Éden e ele era físico ou espiritual?

Paz do Senhor, tudo bem?

Um dos assuntos mais complicados e com poucas referencias bíblicas é sem duvida o JARDIM DO ÉDEN. Nesse pequeno estudo eu quero mostrar um pouco sobre esse lindo jardim, muitas das fontes desse estudo são doutores americanos, teólogos e filósofos. FIQUE COMIGO ATÉ O FINAL para aprender mais sobre esse lindo assunto.

INTRODUÇÃO

Um dos assuntos mais complicados na bíblia e sem duvida o que menos tem referencias, o jardim do éden, era físico ou espiritual? – Foi destruído ou arrebatado? São muitas perguntas que surgem quando se fala do Jardim do Éden, nesse pequeno estudo vamos aprender tudo sobre esse jardim.

O QUE ERA O JARDIM DO ÉDEN

O Éden era um lugar de encontro, onde o céu e a terra se tocavam e Deus se encontrava com suas criaturas. Lugar onde o céu e a terra se encontram e ficam no mesmo lugar.

Temos que ser um mini jardim do éden plantado no meio do caus. Na Bíblia, o jardim do Éden não é só o nome do lugar onde Adão e Eva viveram, mas também uma representação metafórica do Jardim de Deus, isto é, o lugar onde Yahweh mora: Is 51:3; Ez 28:12-15, 31:8-18.

O que significa o a palavra Éden – A tradução da palavra Éden é uma das mais complicas, tem vários significados, entre eles – “planície”, “cercado”, “murado”, “delicia”, entre outros, já no grega (pa·rá·dei·sos) ou “Paraíso“.

Devido a isso, quando traduzido do grego para o português, temos a associação da palavra “Paraíso” com o “Jardim do Éden“, ou “Jardim do Paraíso“.

O ÉDEN ERA ESPIRITUAL OU FÍSICO

Afinal, então o Éden era físico ou espiritual?

O hino “How He Loves Us” (Me Ama)“, que o Ministério Diante do Trono e o Ministério Livres gravaram versões em Português, diz: “O céu se une a terra como um beijo apaixonado”.

Essa seria uma forma poética de explicar a união dos céus com a terra (Apocalipse 3:12; 21:2,10), do espiritual com o terreno (I Coríntios 15:49).

Quando o físico se funde com o espiritual, acontece algumas coisas, como:

  • anjo come (Gênesis 18:1-8);
  • Jacó misturou céus e terra (Gênesis 28:12,16,17);
  • Jesus atravessa parede (João 20:19,26), come (Lucas 24:43), tocam na ferida dele (João 20:27), some, aparece (Lucas 24:31);
  • Filipe é levado de um lugar a outro como um teletransporte (Atos 8:39,40);
  • Pedro quer fazer três tendas ao ver Jesus glorificado (Lucas 9:29-33);
  • Paulo, ao ir para o terceiro céu, não sabe se foi no corpo ou fora do corpo (II Coríntios 12:2,3).

O Céu

O malfeitor na cruz recebeu de Jesus a promessa de um dia habitar no “Paraíso” (Lucas 23:43). João (Apocalipse 2:7) e Paulo (II Coríntios 12:4) também tiveram acesso a este lugar. Inclusive, este último compara o “Paraíso” ao “terceiro céu” (II Coríntios 12:2,4). Mas o que significa esta palavra?

“Paraíso” é a tradução grega [παραδεισω] na LXX (Septuaginta) da palavra hebraica “Gan”, que significa “jardim” de Gênesis 2. Ou seja, o desejo dos apóstolos, de acordo com a promessa de Jesus, era voltar a acessar o santuário desprezado por Adão – Que estou querendo dizer é – segundo a interpretação bíblica, o terceiro céu é o próprio Éden!

COMO ERA O JARDIM DO ÉDEN

Em apocalipse 22:1-2 podemos ver que o rio principal em Éden flui do Trono de Deus e do Cordeiro e que a árvore da vida está na margem deste rio.

Em seguida no livro de Gn 2:8-14 vemos este mesmo rio que sai em Éden para regar o jardim se dividindo em quatro rios; Pisom, Giom, Tigre e Eufrates. Estes rios simbolizam quatro estágios em nossa caminhada de Éden até a Jerusalém celestial seu lugar de propósito. Em resumo, havia no Éden:

  •  – Duas arvores, arvore da vida e a arvore do conhecimento do bem e do mal;
  •  – 1 Rio que saia para banhar o jardim e se dividia em quatro braços – Pisom, Giom, Tigre e Eufrates;
  •  – A natureza era plena, tudo que era plantado dava fruto numa velocidade maior – devido ao canópio;
  •  – A vida era completamente inocente;
  •  – O próprio Deus caminhava nele (Jardim).

O JARDIM DO ÉDEN AINDA EXISTE

Sim, o Éden ainda existe – porem não na terra. Existem pouquíssimas referencias sobre o assunto, as únicas referencias sobre o assunto são INDIRETAS – (dar-se a entender).

A teoria mais plausível com base na interpretação desses versículos indiretos é – o céu foi arrebatado e não está mais entre nós. Outros dizem que devido ao dilúvio, o Jardim do Éden desapareceu nas águas.

Essas são as duas interpretações sobre o dilúvio, qual você acredita? Mas a Bíblia nos promete um novo Éden, na presença de Deus. No Céu tudo será restaurado e voltaremos a desfrutar de um mundo perfeito, cheio de paz e alegria (Apocalipse 22:1-4). Poderemos nunca encontrar a localização do antigo jardim do Éden mas Deus tem algo muito melhor preparado para nós na eternidade!

ONDE FICAVA O JARDIM DO ÉDEN

As identidades exatas dos rios Pisom e Giom são desconhecidas, mas os rios Tigre e Eufrates são bem conhecidos. Se os rios Tigre e Eufrates mencionados forem os mesmos rios por esses nomes hoje, isso colocaria o Jardim do Éden em algum lugar do Oriente Médio, provavelmente no Iraque.

Não pode ser mera coincidência que a região do Oriente Médio é um dos lugares mais exuberantes do planeta, o que torna provável que era o lugar onde o Jardim do Éden se encontrava.

Se o óleo for composto, como a maioria dos cientistas acredita, principalmente de matéria vegetal e animal, então esta é a área onde podemos esperar encontrar as maiores jazidas de petróleo.

Já que o Jardim era o epítome da perfeição, é lógico concluir que a decomposição dos materiais orgânicos mais perfeitos e exuberantes da terra iria produzir vastas quantidades do melhor óleo da terra. Depois que Deus expulsou Adão e Eva do jardim, nenhum homem voltou a entrar lá.

O JARDIM DO ÉDEN FOI ARREBATADO OU DESTRUÍDO

O Éden foi retirado da terra, única referencia que temos é uma ref indireta em Ap 22.2. Como já mencionei em cima, o Éden foi arrebatado e não existe mais na terra. Muitos pensam que foi destruído ou submerso no dilúvio, porem – a interpretação mais coesa é que foi arrebatado.

 O QUE REPRESENTAVA OS QUATRO RIOS DO ÉDEN

A bíblia menciona que existia 4 rios no Jardim do Éden, cada um desses rios tinha sua características e utilidades, vamos conhecer um pouco de cada um desses rios – Veja o texto:

E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.
O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro.
E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica.
E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.
E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.
E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gênesis 2:10-15

Os quatros rios são: Pisom, Giom, Tigre e Eufrates.

O PRIMEIRO RIO – PISOM

Pisom significafluir gratuitamente (Is. 55:1), aumento e espalhar, é o rio que rodeia, isto quer dizer – ser mudado de direção para…, transformar – Este rio vai para a terra de Havilá que quer dizer: círculo. (esse rio vai para direção daquilo que tem valor – ouro).

Esse rio foi em direção aquilo que tem valor, qual é a direção que você tem tomado? – O primeiro rio fala sobre ir em direção a algo de valor e proteger aquilo que tem valor. Aquilo que você tem de valor, você tem guardado? – Esposa, família, trabalho, igreja, dons e principalmente, vida com Deus – tem guardado? – Pequena reflexão.

Esse rio fala sobre duas coisas em resumo: valor e aliança.
Ismael, filho de Abraão, morou em Havilá (Gênesis 25:17-18).

O SEGUNDO RIO – GIOM

Giom significa – “corrente forte, uma correnteza que arrebenta as margens“, este é o que circula toda a terra de Cuxe. Este rio vai para a terra de Cuxe que é um lugar onde o filho de Cam e neto de Noé (Gn 5:32; 10:6) ficaram – lugar da descendência de Cam, neto de Noé e pai de Ninrode, progenitor dos povos do extremo Sul da África (Etiópia).

O rio Giom atravessava a terra de Cuxe. A região de Cuxe provavelmente corresponde ao atual Sudão (é o Sudão do Sul).
Giom é alimentado por um túnel cortado de uma rocha, a fonte é a rocha ( Josefo, Wars of The Jews ). Um dos significados de Giom é corrente de águas e essa corrente de águas dava origem a muitas fontes, dentre as quais Siloé (descanso).

Esse rio foi em direção a um lugar RUIM pra causar uma LIMPEZA (terra de hade e de jade – filhos de Caim) – Há uma necessidade de irmos em direção ao mar e limpar tudo, levar a luz nas trevas. Esse rio tem o significado de lavar tudo que há de mal.

TERCEIRO RIO – TIGRE

Tigre é conhecido como Hidéquel em hebraico, significa “rápido”. Esse braço do rio flui da Assíria. Assíria significa lugar Plano onde o rio inunda. Da nascente até o Eufrates, o Tigre tem cerca de 1,9 mil quilômetros de extensão. Os dois rios formam, então, um só canal, conhecido como Shatt al-Arab (“Costa dos Árabes), para, 200 quilômetros abaixo, desembocar no Golfo Pérsico, na fronteira com o Irã.

O rio Tigre representa a ‘velocidade,rapidez‘ das coisas de Deus agindo em nós. Esse é um dos principais rios do Éden, a velocidade das águas em relação aos outros rios, eram totalmente incomparável. As águas do rio tigre viajavam numa velocidade bem maior. Aplicando em nossas vidas, o Espirito Santo tem pressa em agir em nós, a velocidade que Ele muda a vida de uma pessoa quando é permitido é numa velocidade imensa.

Em resumo, esse rio fala sobre – Providência.

QUARTO TIO – EUFRATES

Eufrates em hebraico significa “doce e fértil“. Segundo a concordância Strong, significa também “frutífero”. Gloria a Deus porque o último braço do rio nos faz doces e frutíferos diante de Deus. Somente podemos dar frutos se o rio da vida estiver fluindo do nosso interior.

Esse rio fala sobre frutificar, dar frutos.

CONCLUSÃO

Com base nas informações passadas nesse estudo, ficou bem nítido que o terceiro céu é interpretado como o antigo éden e um dia ainda moraremos nesse lugar maravilhoso e cada fase dos rios representam uma etapa em nossa vida. Espero que esse post tenha contribuído de alguma forma com você. 😉

Post – Como era o Jardim do Éden e ele era físico ou espiritual? [ ESTUDO COMPLETO ]
Tags – onde fica o jardim do éden,localização do jardim do éden,o jardim do éden foi encontrado, o jardim do éden era físico ou espiritual, o que era o jardim do éden,os rios do jardim do éden, o jardim do éden ainda existe, o jardim do éden foi arrebatado, o que representa os quatros rios do éden

MATERIAIS PARA SEU CRESCIMENTO

Comentários

Comentários

One comment

  1. Impossível para o salvo não maravilhar-se e alegrar-se em Deus com um estudo desses!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *