Quem foi Adoni Bezeque – As três estratégias de Satanás

Paz do Senhor, tudo bem ?

Esse post não vai ser só um estudo mas também um sermão. O esboço de hoje é sobre – As três estratégias que Satanás tentou utilizar para parar a igreja.

Texto base: Juízes 1.4-8.
Tema: Três estratégias frustradas para parar a igreja do Senhor

INTRODUÇÃO

Desdo começo o objetivo de satanás sempre foi parar a igreja, foram feitos vários ataques para que isso acontecesse, porem, a igreja do Senhor mais crescia com tempo. Nesse pequeno estudo, quero destacar 3 estrategias que satanás já utilizou para tentar parar a igreja e não funcionou.

As três estratégias principais abordadas nesse estudo serão:

  • Pressão;
  • Calúnia contra os lideres espirituais;
  • Síndrome de Adoni-Bezeque – Quem foi Adoni Bezeque.

1 – PRESSÃO

A primeira estratégia de satanás contra a igreja foi a pressão, se você já leu o livro Atos dos Apóstolo entende perfeitamente isso. Quanto mais pregavam o Evangelho, maior era a pressão contra os primeiros Cristão.

Temos vários exemplos de pressão na bíblia e na historia secular, alguns exemplos:
A bíblia diz que um jovem chamado Estevão foi morto por pregar o evangelho em Atos 7.

arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo. – At 7.58

Quanto mais pressão eles colocavam nos cristãos da época, mas eles pregavam o evangelho e a Obra de Deus crescia. Estevão é apenas um exemplo do livro de Atos, houveram outros que morreram por levar o evangelho.

A historia Romana diz que nessa mesma época, os soldados Romanos começaram a perseguir os cristãos, a historia menciona que os SOLDADOS ROMANOS entravam nas casas e se houvesse evidência que eram cristãos, eles matavam.

A perseguição era tanta, que muitos naquela época negaram a fé em Jesus, os soldados romanos faziam de tudo para que negassem a fé, quando um soldado encontrava uma família e a família tinha filhos (bebês), a historia diz que eles pegavam essas crianças e arremessavam a criança contra a parede, estourando a cabeça da criança. Logo após os soldados terem matado a criança, a historia diz que os pais caiam de joelhos no chão e gritavam: Deus deu e Deus tira. Nada parava a igreja do Senhor… 😉

Você pode consultar um pouco mais dessas perseguições em vários tratados romanos (livros), nesse link você poderá consultar alguns acontecimentos relacionados a pressão – > Perseguição aos cristãos em Roma.

2 – CALÚNIA CONTRA OS LIDERES ESPIRITUAIS

A segunda estratégia para parar a igreja foi através da calúnia, a historia diz que muitos lideres, pastores, padres da época, caíram em adultério, fornicação e outras obras da carne. A segunda estratégia foi parar os lideres, pois quando eles paravam, automaticamente a igreja também parava.

Em vários tratados, como de Hermes (150 d.C), Justino Mártir (160 d.C.), Tertuliano (197 d.C.), Atenágoras (175 d.C.), diz que padres, pastores, lideres da época, caíram na fé e com isso muitas igrejas fecharam. Mas chegou um ponto que a igreja parou de olhar para “os outros” e começou a olhar para a Palavra, onde diz – “Mil poderão cair ao seu lado; dez mil, à sua direita, mas nada o atingirá – Sl 91.7“.

A segunda estratégia para parar a igreja também não funcionou. Hoje quando alguém cai, oramos por ele, não nos desviamos.

3 – SÍNDROME DE ADONI-BEZEQUE

A terceira estratégia que satanás adotou para parar a igreja é utilizando a síndrome de adoni-bezeque – Aprenda mais sobre quem foi Adoni Bezeque. Essa é a mais atual. Lembrando que nosso texto base se encontra em Juízes 1.

Mas, afinal, quem é Adoni Bezeque ? – As possíveis traduções para Adoni Bezeque são: senhor das Estratégias – senhor de bezeque (já que ele era rei de bezeque (cidade), – meu senhor é bezeque. Essas são algumas das possíveis traduções para o nome – Adoni Bezeque.

Ele era rei dos cananeus, segundo Coggins, ele provavelmente e o mesmo Adoni Bezeque mencionado em Josué 10, e reinou cerca de 1200 a.C.

Depois da morte de Josué, as tribos de Judá e Simeão continuaram a conquista israelita de Canaã, liderando um exército contra esse rei cananeu.

A bíblia diz que esse homem derrotou 70 reis, a historia secular diz que Adoni Bezeque fazia “amizade” com seus inimigos e chegava perto dos reis, quando estava sozinho com o rei da nação inimiga, ele cortava os dedos polegares do rei, ele fez isso com 70 reis a bíblia menciona em Jz 1.

O OBJETIVO DE CORTAR OS POLEGADORES DOS INIMIGOS

Adoni Bezeque cortava os polegadores dos inimigos para que eles não pudessem pegar as armas, espada, escudo, etc, para lutar. Quando um rei não ia para a guerra os soldados também não ia e quando iam, não iam com a mesma motivação. A principal estratégia de Adoni Bezeque era cortar os polegadores dos dedos do pé e das mãos dos inimigos, para que eles não fossem a guerra.

O QUE ACONTECE QUANDO ALGUÉM PERDE OS POLEGARES DAS MÃOS

Uma pessoa que não possui os polegares das mãos tem muita dificuldade em fazer certas tarefas, vou mencionar duas, pois é com elas que faremos nossa aplicação espiritual.

1 – A pessoa perde sua identidade, qual dedo utilizado para registrar ? – Polegar, existe outros meios para se registrar, porem não tão bom quanto o polegar;

2 – A pessoa perde a habilidade e força, pegar uma espada, ou algum objeto sem os polegares pode se tornar uma tarefa difícil, dependendo do peso, impossível.

O QUE ACONTECE QUANDO ALGUÉM PERDE OS POLEGARES DOS PÉS

Vou listar 2 itens que podem acontecer com pessoas que não possui os polegares dos pés.

1 – Tira o equilíbrio do corpo, devido a ausência do ‘dedão – polegar’, o corpo acaba se desequilibrando as vezes durante a caminhada, isso é biologicamente comprovado;

2 – Perde a capacidade de andar á longas distâncias, uma pessoa que não tem o polegar, ela tem a capacidade reduzida para caminhar, se caminhava 5km antes, agora sem o polegar, conseguiria caminhar 2km, a caminhada é reduzida.

MENSAGEM – APLICAÇÃO PESSOAL

Agora que já vimos as utilidades dos polegares, tanto dos pés como das mãos, vamos fazer uma aplicação para nossa vida. Vamos fazer uma comparação – Adoni Bezeque como Satanás e os Reis das nações, sendo nós.  Satanás tem tirado os polegares de muitos.

Primeira aplicação – Polegares das mãos

Identidade = Satanás tem tirado a identidade dos servos de Deus nos últimos dias, hoje as pessoas perderam sua identidade como filhos de Deus, e aceitam ser chamado de qualquer coisa, somos filhos de Deus e geração eleita a sacerdote;

Força e habilidade = Segunda coisa que quando alguém perde os dedos é – força e habilidade, satanás tem tirado a força de muitos cristãos no dia de hoje e habilidade, não conseguem mais pegar a espada (bíblia sagrada) para ler, não tem habilidades para correr do perigo e do pecado.

Segunda aplicação – Polegares dos pés

Equilíbrio = Atualmente, as pessoas estão cada vez mais desequilibrados, qualquer coisa é motivo para se afastar da igreja, não se pode falar mais nada pra ninguém, senão já é motivo para se afastar da igreja, isso se chama desequilíbrio, satanás tem feito isso com muitos cristãos;

Caminhada reduzida = A caminhada das pessoas na presença de Deus parece que tem diminuído, pessoas que oravam 1 hora por dia, não conseguem orar nem 5 mais, quando o inimigo tira nossos polegares dos pés, nossa caminhada com Senhor é reduzida.

ADONI-BEZEQUE DERROTADO

Assim como Adoni Bezeque cortava os polegares dos seus inimigos para que eles não fossem a guerra, assim satanás tem feito com muitos cristãos atualmente, embora Adoni Bezeque fosse um estrategista e prosperou por muito tempo, chegou um dia que ele foi derrotado por Juda e Simão.

Assim como ele foi derrotado por Judá, o nosso inimigo satanás sempre será derrotado pelo Leão da Tribo de Judá. Até o mais pequeno entre nós, na presença de Deus ele vence, não por ele, mas pelo Leão.

CONCLUSÃO

Vimos que satanás tem tirado os polegares das mãos e dos pés dos cristãos atualmente, levando no sentido espiritual, muitos tem perdido sua identidade com Deus esquecendo para que foi chamado, perdido suas forças a ponto de não conseguir mais pegar a espada (bíblia) para ler. mas assim como Adoni Bezeque foi derrotado pela tribo de Judá e Simão, assim nosso inimigo será derrotado naquele dia, pelo Leão da tribo de Judá.

Tema – Quem foi Adoni Bezeque – As três estratégias de Satanás
Tags – Quem foi Adoni Bezeque, Soldados Romanos, Estrategias de Satanás, esboços para pregar, adoni bezeque, quem é Adoni Bezeque, estratégias de satanás.

MATERIAIS PARA SEU CRESCIMENTO

Comentários

Comentários

3 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *