As Roupas Sacerdotais e seus significados – [ Profundo e Revelado ]

Paz do Senhor, tudo bem ?

Texto base do estudo – Ex 28;

Nos tempos bíblicos a roupa sempre foi uma dificuldade, segundo livro de Amós, as pessoas vendiam seus filhos em troca de roupas. Embora as roupas naquela época era uma coisa totalmente difícil de ter, Deus mandou Moisés fazer as melhores roupas daquela época para os sacerdotes.

Se você quer aprender mais sobre as roupas nos tempos bíblicos – CLIQUE AQUI [ VESTUÁRIOS NOS TEMPOS BÍBLICOS ]

Nesse pequeno estudo, quero ser objetivo, vamos aprender um pouco sobre as ROUPAS DOS SUMOS SACERDOTES. O foco do estudo é sobre AS ROUPAS DOS SUMO SACERDOTE e não dos SACERDOTES!

INTRODUÇÃO

As ‘Bigdêi kehunároupas sacerdotais‘, eram pré requisito para começarem a exercer o ministério sacerdotal, em Ex 28 diz que Deus da a ordem para começarem a construção das roupas santas que seriam usadas para o trabalho sacerdotal.

Muitos pensam que Deus não se importa com as roupas, mas isso é uma afirmação totalmente errada e equivocada, o pré-requisito para começarem o trabalho como levitas de Deus era que tivessem vestido adequadamente. Deus além de olhar nossos corações também olha nossas vestes, seja espiritual e física.

PARA QUE SERVIA AS ROUPAS DOS SUMO SACERDOTE

As roupas do sumo da sacerdote servia para revelar ao povo – o peso, a glória e a beleza – esplendor de Deus.

A glória, beleza de Deus e a sua Santidade seriam explicadas, demonstrada ao povo através das roupas sacerdotais. Os atributos de Deus seriam demonstrado pelas roupas.

Claro, não estou falando no sentido literal, mas sim em simbolismo, as roupas dos sumos sacerdotes não eram as mais bonitas comparadas aos sacerdotes Egípcios, Babilônicos, etc, mas o simbolismo por trás de cada peça da roupa demonstrava quem Deus era.

As roupas eram memoriais para os sacerdotes, pois servia para ensinar preceitos mais sublimes, moldando os pensamentos e as ações de Arão e seus descendentes.

As roupas eram um memorial constante, um famoso princípio da Torá registrado no Talmud (Brachôt 28b)

Mas, afinal, para que servia as roupas ? – PARA LEMBRAREM, PERANTE QUEM ESTAVAM > Da lifnei mi ata omed (Saiba perante quem tu estás…)

AS ROUPAS DO SUMO SACERDOTE E SEUS SIGNIFICADOS

Vamos ver agora a roupa dos sumo sacerdotes e seus significados e algumas aplicações para nós nos dias de hoje. – LEMBRANDO VOCÊ PODE ENCONTRAR COM DETALHES NO GOOGLE IMAGEM AS FOTOS DE CADA PEÇA FALADA NESSE POST.

1 – MITRA

A Mitra = Tinha como simbolismo – O perdão pelo pecado da altivez, eles tinham que lembrar que estavam lá a serviço de Deus, não porque eram melhores que ninguém. A mitra significa HUMILDADE, o apóstolo Paulo nos ensina a ser humilde em Fp 2.3

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Filipenses 2:3

Toda vez que o sumo sacerdote olhava para sua mitra, ele lembrava-se que não era por mérito, mas por graça – favor imerecido. Nunca pense ser superior a ninguém e nem menospreze aqueles que você julga ser menor.

2 – A LÂMINA DA MITRA

A lâmina da mitra = A lâmina da mitra significava – PERDÃO PELA ARROGÂNCIA e estavam escrito nessa lâmina – Santidade ao Senhor. Santidade ao Senhor lembrava aos sacerdotes que eles tinham a obrigação de ser santos a Deus não ao povo. A lâmina sempre lembrava eles de pedirem perdão pela arrogância e reconhecer que não eram melhor que ninguém, mas que pela misericórdia Deus colocou eles como sacerdotes.

A lâmina nos ensina 2 princípios básicos – Não ser arrogante e sempre ser Santo ao Senhor.

Muito querem ser santos para seus líderes, pastores, mas acabam esquecendo que Santidade tem que ser prestada ao Senhor Deus.

3 – O PEITORAL DO JUÍZO

O peitoral = Significava – Erro de Juízo – eles não podiam julgar o povo errado, não podiam nunca ser injusto com o povo que carregava no peito. O peitoral lembrava eles de não serem injusto com as pessoas no julgamento, porque da mesma medida que eles julgavam, poderiam ser julgados.

A bíblia diz em Dt 1.17 que Deus é o nosso Juiz.

4 – PEDRAS DA MEMÓRIA NOS OMBROS

Pedras nos ombros – memorial = Significava RESPONSABILIDADE dos sacerdotes em cuidar do povo de Israel – Eram duas pedras no ombros, uma em cada ombro, cada pedra com 6 nomes das tribos – seis em cada ombro – As pedras simbolizavam – sustento, suporte –  Cl 3.12-17; I Co 12:12-28.

As pedras significava RESPONSABILIDADE, os sacerdotes seriam responsáveis por carregar israel nos ombros – Você como sacerdote (Cf 1 Pedro 2.9), você tem a missão de levar o povo no ombro, como responsabilidade.

5 – AS PEDRAS NO PEITORAL DO JUÍZO DO SUMO SACERDOTE

As pedras no peitoral do sumo sacerdote = Significava que além de julgar o povo, eles deveriam julgar com amor, no peitoral havia 12 pedras com os nomes dos filhos de Israel, o sacerdote carregava Israel (as doze tribos) não só peitoral como juiz, mas também no coração, com amor.

As doze pedras significava que era para o sacerdote carregar os filhos de Israel com coração, amando e protegendo.

6 – A TÚNICA

A túnica = Significava PERDÃO POR ASSASSINATO – A túnica cobria a maior parte do corpo do sacerdote. Morte não é só quando você mata fisicamente, mas quando fala mal do seu próximo, quando ofende, quando magoa – quando acontece essas coisas, você está assassinando seu irmão – falso testemunho, espalha a mentira, por ai vai, tudo isso é assassinado perante o Senhor.

Quando você encontrar alguma pessoa que prática essas coisas mencionadas a cima, por favor, AFASTA-TE, conforme o conselho do Apóstolo Paulo em 2 Tm 3, retire-se, esse tipo de pessoa oprimi a gente. – A túnica fazia com que o sacerdote lembrasse sempre de não matar ninguém, seja fisicamente ou espiritualmente.

7 – O CINTO

O cinto = Significava – pecados do coração – O cinto era amarrado ao redor da cintura e passava pelo lado esquerdo do peito. O Pecado do coração é quando confiamos em nossas escolhamos e não na de Deus – CUIDADO O CORAÇÃO DO HOMEM É MUITO ENGANO, nunca confie na sua natureza, mas sim em Deus. Temos que alinhar nossos pensamentos e sentimentos com a vontade de Deus.

O cinto lembrava o sacerdote que não era para ele confiar apenas em seu coração, mas sim em Deus.

Muitas pessoas hoje estão confiando em seus corações para começarem um namoro, casar, noivar e até mesmo mudar de emprego e acabam esquecendo de consultar a Deus – Lembre-se sempre de pedir perdão a Deus pelo pecado do coração.

8 – EFOD | ÉFODE DO SUMO SACERDOTE

Efod = O efod significa PERDÃO PELOS PECADOS DA MALEDICÊNCIA – Pecado da maledicência é quando maldizem os outros, maltratam, mentem em nome de outros, difamam, são os pecados nesse sentido – O sacerdote nunca poderiam falar mal de outras pessoas, nem maldizer e fofocar.

O efod lembrava eles que nunca podiam fazer como os outros fazem, que falam mal dos outros, mentem, maldizem, etc. – Você como sacerdote de Deus, já fez alguma dessas coisas ? NUNCA ESQUEÇA de se vestir com Efod de Linho puro de DEUS.

9 – OS CALÇÕES DO SUMO SACERDOTE

Os calções = Significava perdão pelos pecados sexuais (da cintura as coxas) – O mais legal que não era perdão só do pecado deles não, mas de todo o povo. Não adianta o sacerdote ser santo se todo o povo não for. Então os calções simbolizavam perdão pelos pecados imorais (sexuais) não só do sacerdote mas de todo o povo.

Sobre pecado sexuais, não preciso nem comentar né ?

A VERDADEIRA SANTIDADE – PROPÓSITO DE SER SANTO

Mas afinal, qual verdadeiro proposito de ser santo? Quero finalizar esse estudo com uma pequena reflexão bíblica.

O verdadeiro proposito de você ser santo está no compromisso, no amor, alegria em servir seu próximo.
A verdadeira santidade é aquela que você é separado para Deus para servir o próximo.

O verdadeiro proposito da santidade, nunca esqueça – servir o próximo.

CONCLUSÃO

Vimos que as roupas eram pre requisitos para começarem o ministério sacerdotal e o que cada peça da roupa tinha seus significado e servia para demonstrar ao povo o peso, a beleza da glória de Deus e que o verdadeiro proposito da santificação está relacionada ao servir o próximo. Não adianta sermos separados se não for para servir, ajustar, sustentar, dar suporte aos nossos semelhantes.

Título do post – As Roupas Sacerdotais e seus significados – [ Profundo e Revelado ]
Tags – Como eram as roupas dos sumo sacerdotes, para que servia as roupas do sumo sacerdotes, significado das roupas do sumo sacerdotes, significados da roupa sacerdotais, as roupas sacerdotais.

UM RECADO IMPORTANTE – O SEGREDO QUE NUNCA TE CONTARAM SOBRE PREGAÇÕES

Você é um ministro do evangelho? Gostaria de APRENDER CRIAR SERMÕES INCRÍVEIS que impressionam a todos? Aprender as técnicas mais profundas sobre interpretação e a arte da ministração? Se você gostaria de APRENDER a pregar a palavra de Deus de forma DIFERENCIADA, ESSE recado É PARA VOCÊ.

MATERIAIS PARA SEU CRESCIMENTO

Comentários

Comentários

4 comments

  1. Guibson De Sousa Costa disse:

    A paz do senhor.
    Muito bom este estudo tirei muitas dividas e aprendi muito. muito obrigado

  2. Heloísa Leonel disse:

    Paz do Senhor. Pretendo passa este documentário sobre As roupas dos sacerdotes em minha aula na E.B.D. Achei super interessante.

    1. amém Heloisa, que Deus abençoe sua aula! 😉

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *