O que é a grande tribulação e como será? [ ESTUDO COMPLETO ]

INTRODUÇÃO

O evento mais terrível que a humanidade enfrentará é sem duvida a Grande Tribulação, após a igreja ser arrebatada a terra passará por ‘três anos e meio’ de “alegria”, após o termino deste ‘três anos e meio’, começará a grande tribulação .

Dos 22 capítulos de Apocalipse 13 são dedicado a esse evento – A Grande Tribulação.
Durante esse evento – A grande tribulação, acontecerá muitas coisas aqui na terra, nessa lição iremos conhecer esses ‘eventos – acontecimentos’.

Todos devem conhecer os acontecimento desse evento, tanto os crentes que subiram para o arrebatamento quanto os que ficarem – Principalmente eles, pois com as informações aqui apresentadas, eles ainda poderão subir.

Vamos dividir esse post em três:

  1. A GRANDE TRIBULAÇÃO
  2. A MANIFESTAÇÃO DA TRINDADE SATÂNICA NA GRANDE TRIBULAÇÃO
  3. O JUÍZO DE DEUS SOBRE O MUNDO (Ap 6.1-17; 8.1-14)

1 – A GRANDE TRIBULAÇÃO

Vamos dividir esse tópico em dois:

  • O que é a Grande Tribulação?
  • A Igreja passará pela Grande Tribulação?

1 – O que é a Grande Tribulação?

Tem o evento chamado de Tribulação e nesse evento tem um período chamado de Grande Tribulação.
Então a Grande Tribulação é um evento da tribulação, o período da tribulação é de 7 anos e dentro desse período de 7 anos os últimos 3 anos e meio‘ é conhecido como – A Grande Tribulação.

A duração da tribulação é de 7 anos, isto é determinado por uma compreensão das ’70’ semanas de Daniel – Dn 9.24-27 – O foco não é falar da tribulação e sim da grande tribulação, faremos um post futuro para tratar disso (tribulação).

A Grande Tribulação é a última metade do período da Tribulação, com a duração de três anos e meio, o que vai diferenciar esse evento é – Deus derramará sua ira sobre o povo, o Anticristo será relevado.

É um período de grande aflição e angústias incomuns. Deus, o justo Juiz estará enviando sobre o mundo o seu Juízo – Is 13.11. Nesse período terá uma aflição “como nunca houve” na terra – Mt 24.21; Ap 7.13,14.

Mas, tudo bem, agora já sabemos o que é a grande tribulação – Segunda metade da tribulação, mas, o que vai acontecer nesse período ? O Anticristo vai se mostrar nesse período ? O que é a trindade satânica ?  – Essas são algumas das pergunta que vamos conversar muito daqui a pouco.

Antes de tudo, eu gostaria de deixar uma coisa bem CLARA, durante os primeiros ‘três anos e meio‘ é satanás dominando a terra – a falsa paz, durante o segundo três anos e meio‘, é Deus dominando a terra. Não é como muitos dizem – ‘Satanás vai mostrar sua ‘garrá – cara’ depois, vai mostrar quem realmente ele é, etc, etc…’, NÃO, não tem nada ver isso…

2 – A Igreja passará pela Grande Tribulação?

Existem várias teorias sobre esse assunto, vamos entender algumas delas.

Pré-tribulacionista – Esta corrente afirma que o Senhor Jesus arrebatará sua igreja antes da Tribulação de sete anos – Jo 14.1-3; 1 Ts 4.5. Segundo Tim Lahaye, ‘aqueles que interpretam a bíblia literalmente’, tem fortes razões para acreditar que o arrebatamento será ‘pre-tribulacional‘.

A palavra de Deus afirma que esta comunidade – igreja, não passará pela Grande Tribulação: ” e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura ” – 1 Ts 1.10.

João, no Apocalipse, registrou o livramento da igreja de Filadélfia, um exemplo de igreja que será arrebatada – “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei na hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra” – Ap 3.10; Is 57.1. Essa promessa é para todas as igreja do Senhor – Ap 3.13.22.

Essa é a teoria mais plausível, não passaremos pela grande tribulação, nem pela tribulação – é nisso que acredito também.

Midi-tribulacionista – Os midi-tribulacionistas acreditam que a igreja será arrebatada no meio da tribulação – antes da grande tribulação.

Pós-tribulacionista – Os pós-tribulacionista pregam que a igreja vai passar pela Grande Tribulação. No entanto, essa teoria não possui muitos fundamentos bíblicos.

Em resumo, a igreja não passara pela tribulação, logo, não passará pela grande tribulação.

2 – A MANIFESTAÇÃO DA TRINDADE SATÂNICA NA GRANDE TRIBULAÇÃO

Durante a Grande Tribulação se levantará 3 grandes poderes, vamos dividir esse tópico em três:

  1. A manifestação do Anticristo
  2. Um governo único
  3. O falso profeta

Lembrando que a trindade satânica é formado por – 1 – O grande Dragão – Satanás, 2- Anticristo, 3 – Falso profeta.

1 – A manifestação do Anticristo

O Anticristo será um negociador, primeiro ele será negociador, um bem feitor, um cara que trará paz a terra, mas, depois ele será o ‘destemido‘ enganador e destruidor.

Quando o Anticristo aparecer, ele será reconhecido e aceito por causa de sua habilidade de ‘pacificador, guerreiro da paz’. Ele será um líder multinacional, ele vai impor paz em Israel e ao Oriente Médio, iniciando e formulando um tratado de paz para Israel.

Mas, afinal, quem é o Anticristo ? – Essa uma pergunta muito frequente, não vamos tratar com detalhes sobre isso, vamos só dar um ‘balinha‘ sobre isso, lembrando que são apenas ‘especulações‘.

A bíblia não da uma base sólida de onde ele vem – qual sua origem, mas, muitos estudiosos chegaram a uma conclusão sobre o assunto, vou expor algumas teorias sobre o assunto.

Virá de uma confederação de dez nações ou de um império Romano renascidoDn 7.24-25; Ap 17.7.
Outros afirma que o Anticristo será um Judeu, pois, quem melhor para reconhecer o Messias do que um Judeu ?

Mas, a bíblia nos ensina a reconhecer – Ele vai querer ‘parecer‘ com Deus, filho da perdição, homem da iniquidade e vai se levantar de tudo que se diz Deus – 2 Tessalonicenses 2:3-4.

O Anticristo será aquele que se colocará no lugar de Cristo. Ele é a besta que João viu subindo “do mar” ou dos “povos” – Ap 13.1; Lc 21.25.

O espírito dele já esta no mundo – I Jo 2.18; 4.3. Com certeza será um líder político e fará “grandes coisas” – Dn 7.8, 20.25.

O Anticristo tem um ‘sinal‘, um ‘nome‘ e um ‘número‘  – Ap 13.17. Seu número é 666Ap 13.18. Quem não tiver essa marca será morto – Ap 13.15 e não poderá comprar ou vender qualquer coisa durante o seu reinado – Ap 13.16,17.

2 – Um governo único

A tentativa de um governo único pode ser vista na criação da Comunidade Europeia que conta hoje com cerca de 28 estados-membros.
Os 10 chifres da Besta de Apocalipse 13.1 e 17.3 indicam que haverá um conglomerado de nações que aceitarão a liderança do Anticristo. Será a “ponta pequena” que Daniel viu que dominará os povos com muita eloquênciaDn 7.8 e fará guerra aos santos – Dn 7.25.

3 – O falso profeta

Vou transcrever algumas partes da revista, pois, esta bem objetiva – Num post futuro, a gente aprofunda sobre isso.

Ele. juntamente com o Diabo e o Anticristo, vão formar a chamada trindade satânica, que dominará o mundo após o arrebatamento da Igreja do Senhor Jesus. O governo do Anticristo prevalecerá por três anos e meio Dn 7.25-28, pois virá a vitória final de Cristo sobre todos os reinos, poderes humanos e malignos – Ap 12.10.

3 – O JUÍZO DE DEUS SOBRE O MUNDO – Ap 6.1-17; 8.1-14

A lição esta bem detalhada sobre o assunto, vou transcrever algumas partes e modificar outras – Comentar.

Vamos dividir esse tópico em 6:

  1. O livro selado e sua abertura – Ap 5.1
  2. O segundo selo
  3. O terceiro selo
  4. O quarto e quinto selos
  5. O sexto e o sétimo selo
  6. As sete trombetas e as sete taças da ira de Deus – Ap 8-11; 15-16

1 – O livro selado e sua abertura – Ap 5.1

João viu um livro ‘escrito por dentro e por fora’ com sete selos. Ninguém podia abrir o tal livro. Jesus é o único digno de abrir-lo e desatar os sete selos.João viu o livro onde esta contido – registrado, os juízos de Deus que virá sobre a humanidade.
Com a abertura do primeiro selo se dará os primeiros dos três julgamentos. Quando o primeiro selo é aberto, surge um cavalo branco com um cavaleiro – Ap 6.1,2.

Os cavalos representam o julgamento de Deus contra o pecado dos homens. A bíblia não afirma que o cavaleiro montado no cavalo branco é Jesus Cristo, mas sim, o Anticristo que virá seduzir as nações.

Até agora, tivemos três épocas:

  1. A sem lei – antes que Deus dê as leis a Moisés.
  2. A com lei – quando Deus da as leis a Moisés
  3. A vinda do Salvador a terra – representando o tempo da Graça

Lembrando que não estou falando das 7 DISPENSAÇÕES.

A quarta época se dará quando Jesus abrir o primeiro dos sete selo – Quando isso acontecer, será o fim da terceira época e inicio da quarta -Uma época sem o Espírito Santo. Uma nova era. Enquanto isso, a igreja já estará no céu. O cavalo branco simboliza a falsa paz, e como vão fazer essa falsa paz ? – Simples, resolvendo o problema do arrebatamento, problemas econômicos, etc.

2 – O segundo selo

Ao abrir o segundo selo, João vê que outro cavalo saiu e desta vez ele é vermelho. Este cavalo vermelho representa a guerra, o sangue que será derramado na terra e terá uma grande guerra mundial.
O inimigo atacará Jerusalém, profanando o templo – Dn 8.13. Os judeus são aconselhados a fugir para as montanhas – Mt 24.16.

3 – O terceiro selo

Como resultado da guerra, haverá uma terrível fome, figurado pelo cavalo preto – Ap 6.5 e quem não tiver o sinal da besta não poderá comer, vender – Ap 13.17,18Cavalo preto simboliza fome.

4 – O quarto e quinto selos

Uma pergunta, a bíblia ensina que o anjo da morte estará preso durante um certo período da tribulação, e como os mártires morrerão ?  – A resposta é simples, quando o quarto selo for aberto, a morte será solta novamente, assim eles poderão morrer. Veja a baixo.

Na abertura do quarto selo, aparece um cavalo amarelo, simbolizando a morte que acontecerá em decorrência dos flagelos anteriores – Ap 6.7,8, cavalo amarelo – doença e morte.

No quinto selo, João deixa de ver os animais e tem a visão dos mártires que foram mortos na Grande Tribulação por causa da sua fé em Cristo, por seu testemunho e amor à Palavra de Deus – Ap 6.9-11; estes são salvos no meio à grande tribulação – Quinto selo – Os mártires.

5 – O sexto e o sétimo selo

Vê-se um grande tremor da terra, eclipse total do sol, a lua fica vermelha, “estrelas” caem (meteoros), o espaço sideral se muda, os montes e ilhas são arrasados, os governantes da terra, os poderosos e os povos se escondem, clamando que os montes caiam sobre eles, por causa da “ira do cordeiro” – Ap 6.12-17.

Quando o sétimo selo for aberto, o mundo já estará na segunda metade da Grande Tribulação e será libertado sete anjos com sete trombetas e tocarão. São mais sete acontecimentos terríveis que cairão sobre a terra, tipificados nas sete trombetas – Ap 8-11.
Cada trombeta que tocar será um acontecimento, um pior que o outro – Tema de outra aula.

6 – As sete trombetas e as sete taças da ira de Deus – Ap 8-11;15-16

Após o sétimo selo ser aberto, libertará sete anjos que tocarão as sete trombetas,e vários acontecimentos catastróficos iniciará, como:

  • 1 Trombeta – A vegetação é queimada
  • 2 Trombeta – Os mares são atingidos pela mortandade dos peixes
  • 3 Trombeta – rios e fontes de água são prejudicadas
  • 4 Trombeta – o espaço sideral é abalado
  • 5 Trombeta – demônios e anjos terríveis são soltos e atormentam os moradores da terra
  • 6 Trombeta –  terça parte dos homens morre pela catástrofe enviada por Deus como juízo sobre o mundo pecaminoso.
  • 7 Trombeta – Cumprir-se-á o mistério de Deus (10:7); Chegou a ira de Deus contra as nações para destruir os que destroem a terra; Relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e grande saraivada (11:15-19)

As sete taças da ira de Deus – Ap 15.16, é um dos últimos acontecimentos da grande tribulação, ocorrerá depois que tocar as sete trombetas, representam as últimas pregas ou os últimos juízos de Deus sobre a humanidade ímpia – Sl 9.17. Sete anjos são encarregados de derramar esses juízos terríveis sobre os homens que rejeitaram a Cristo. No cap 16 de Apocalipse, são descritos os eventos das sete taças.

Muitos confundem as sete trombetas com as sete taças, são dois eventos diferentes, segue:

  • As sete trombetas tocarão primeiro e somente depois começara o evento das sete taças.
  • A sete trombetas referem-se a catástrofe naturais – natureza, humanos, já nas sete taças os acontecimentos serão sobrenaturais.Por ordem de Deus os anjos derramarão sobre a terra as sete taças cheias da ira de Deus – Ap 15.7,8
  • Embora sejam eventos semelhantes, durante o derramamento das taças as catástrofes serão muito mais severas do que os acontecimentos das sete trombetas.

Num post futuro a gente fala mais sobre as taça, mas por enquanto é isso.. 😉

Bom irmãos, é isso, espero que tenham entendido e qualquer duvida estou a disposição, envie seu comentário.

Post – O que é a grande tribulação e como será? [ ESTUDO COMPLETO ]
Tags
– o que a grande tribulação, como será a grande tribulação, quem vai passar pela grande tribulação, vai ter morte na grande tribulação.

MATERIAIS PARA SEU CRESCIMENTO

Comentários

Comentários

5 comments

  1. Iranildo Alves Dos Santos disse:

    Tá quase bom não é crítica,observação! Não podemos engolir o que queremos ouvir vamos atentar para bíblia na sua totalidade,cuidado com a interpretação do mistério que você traduziu dos selos é trombeta ,traça.

  2. Muito bom gostei q msg maravilhosa Deus e fiel …Quero aprender mais sobre o arrebatamento …

  3. Sou apaixonado pelo livro de apocalipse gostaria de me aprofundar em ter mais conhecimento sobre o arrebatamento …

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *